Sinalização Vertical
A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via.
A sinalização vertical é classificada segundo sua função, que pode ser de:
• regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via;
• advertir os condutores sobre condições com potencial risco existentes na via ou nas
suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres;
• indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir
mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.
Sinalização Horizontal
A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.
Tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, canalizar e orientar os usuários da via.
A sinalização deve ser reconhecida e compreendida por todo usuário, independentemente de sua origem ou da frequência com que utiliza a via. Pode ser empregada como reforço da sinalização vertical, bem como ser complementada com dispositivos auxiliares.
Implantação de Dispositivos Auxiliares
Os dispositivos auxiliares para rodovias, avenidas e ruas são peças únicas e com um estímulo ao motorista mais amplo do que, por exemplo, informar visualmente como é o caso das placas de trânsito.
Os dispositivos são recursos físicos de diversos tamanhos, formatos e cores que são usados no pavimento das vias, junto a elas e também em obstáculos que esteja próximos e impedindo ou prejudicando o fluxo do trânsito.
Ao contrário dos demais tipos de sinalização, um dispositivo pode reunir uma ou várias dessas características, por exemplo, a luminosidade como recurso, mas não se classificam como uma sinalização luminosa.